A Orientação Profissional

Um excelente recurso para auxiliá-lo na identificação de seu perfil profissional.

O processo da orientação profissional é um recurso valioso que auxilia os jovens na difícil tarefa da escolha da profissão e é conduzido pelo psicólogo, por meio de seus instrumentos técnicos, tais como: entrevistas; testes psicológicos; atividades lúdicas; dinâmicas; questionários; pesquisas e informações sobre as profissões e o mercado de trabalho; entrevista com os profissionais da área de interesse e outras.
Este processo é desenvolvido ao longo de oito sessões e este trabalho consiste em dois eixos centrais, que regem o processo: a promoção do autoconhecimento e o mapeamento das profissões e suas aplicações no mercado de trabalho.

Com o aprofundamento do processo de autoconhecimento, aparecerão os conflitos e as dificuldades que estão impedindo a escolha da profissão. Em seguida, as dificuldades serão trabalhadas e superadas, criando condições para que o jovem compreenda a origem dos impedimentos que atrapalham a sua escolha. Esclarecidas as dificuldades, o psicólogo acompanha o jovem em suas possíveis elaborações em direção a definição de sua carreira, possibilitando que este faça sua escolha de forma mais madura e consciente.

Ao final do processo de orientação profissional será entregue, ao orientando, um laudo (parecer técnico) com o perfil de sua personalidade e a indicação de quais profissões são compatíveis com o seu perfil pessoal.

Karla Bonturi
Psicóloga/Psicanalista
CRP 05/29485

Topo